Audiência Pública decide a favor de Corretores de Imóveis em Itabuna!

Após a demonstração de força e união, entre corretores de imóveis e entidades do segmento imobiliário, através da representação do CRECI – Conselho Regional de Corretores de Imóveis, na Audiência Pública, realizada no dia 26 de novembro, na Câmara Municipal de Itabuna,  o cenário de transações imobiliárias, vai mudar muito na cidade!

O Presidente Samuel Arthur Prado está satisfeito com a representação do CRECI BAHIA, na Audiência Pública, através das declarações e argumentações apresentadas, na oportunidade, pelo Delegado Regional, Nilton Borges. “- A situação não podia permanecer da forma que estava! A economia da cidade estava sendo prejudicada, com tantas notas devolutivas e, os corretores de imóveis e entidades do setor, não estavam conseguindo trabalhar! O correto foi feito e agora vamos aguardar o desenrolar dos fatos e o desembaraço de todas as negociações que estavam paradas. O CRECI só tem a agradecer a postura equilibrada, justa e equânime do Presidente Ricardo Xavier e da representante da OAB.”

A condução do presidente do Legislativo de Itabuna, Ricardo Xavier e as intervenções da presidente em exercício da OAB/Itabuna, Aline Gomes foram imprescindíveis para os devidos esclarecimentos e um alinhamento de estratégias adequadas para dirimir o caos estabelecido na economia itabunense, em virtude da geração exagerada de notas devolutivas, pelo Cartório de Registro do 2º Ofício de Imóveis da cidade.

Segue a matéria publicada pelo Jornal local, Direitos.com.

Corretores e Cartório sinalizam entendimento no Legislativo de Itabuna

A audiência pública dessa quinta, 26, conduzida pelo presidente do Legislativo de Itabuna, Ricardo Xavier (Cidadania), formalizou um canal de diálogo num dos segmentos mais importantes da economia itabunense, o mercado imobiliário. De um lado, corretores pediram agilidade e cumprimento de prazos; de outro, o Registro do 2º Ofício de Imóveis alegou irregularidades em 90% dos negócios em tramitação no cartório extrajudicial.

Para o delegado regional do Conselho de Corretores de Imóveis (Creci), Nilton Borges, é preciso, entre medidas, criar uma força-tarefa para dar andamento aos registros acumulados e o retorno do atendimento presencial no Cartório (que foi suspenso por causa da pandemia de Covid-19). Borges também ressaltou os prejuízos econômicos da demora na liberação dos registros notariais necessários na compra e venda de imóveis.

Na sua justificativa, a titular do 2º Ofício, Tatiane Karlec, a morosidade reclamada pelos corretores, ocorre na verdade, em virtude de pendências na documentação apresentada para qualificação do título, como é conhecido o exame que verifica a situação jurídica do imóvel. O alto índice de irregularidades nos documentos, informou Karlec, tem gerado as notas devolutivas, que trazem as razões que levaram à negativa do registro imobiliário.

Ao final da audiência, corretores e Cartório sinalizaram entendimento de manter o diálogo e superar hostilidades. Por sugestão da presidente em exercício da OAB/Itabuna, Aline Gomes, será formada uma comissão de mapeamento que vai levantar os gargalos do mercado imobiliário e a apontar soluções. Xavier, que foi reeleito, colocou seu mandato à disposição caso haja necessidade de propor alterações em leis municipais afetas ao tema.

Fernanda Fernandes

Assessoria de Comunicação

CRECI BAHIA

 

Compartilhar / Imprimir

Postado no dia 29/11/2020

CRECI BAHIA - 9ª REGIÃO

  • Rua Metódio Coelho, nº 71, Edf. Samuel Arthur Prado, Parque Bela Vista, Salvador/BA, CEP: 40.279-120
  • Funcionamento: Seg. a Sex. das 09h às 17h
  • (71)3444-1450
  • Atendimento Remoto (CLIQUE AQUI)
  • creciba@creciba.gov.br
  • CNPJ: 15.245.848/0001-58

Nossa Localização

Siga-nos nas Redes Sociais

Template desenvolvido por Natan Santos.