5ª Sessão Plenária de 2022

A 5ª Sessão Plenária de 2022, no auditório da nova sede, foi no dia 20 de setembro, terça-feira, às 14 horas. O evento que se prolongou até 18 horas contou com a presença dos Conselheiros no quórum  necessário para a sua realização.

Após a execução do Hino Nacional, o Presidente Nilson Araújo mencionou, como sempre tem feito, a fala do saudoso Presidente Samuel Prado, que sempre invocava a proteção divina para iniciar os trabalhos.

Na Mesa Diretora liderada por Nilson Araújo estavam, Francisco Moura, Delegado Regional de Lauro de Freitas, Joilson Nunes, Delegado Regional de Feira de Santana, José Alberto de Vasconcellos, 2º Vice-Presidente e Diretor de Patrimônio, Lucinete Mota, Diretora Secretária, Mário Augusto Almeida, Diretor Tesoureiro, Francisco Helder Sampaio, Vice-Presidente, Consuêlo Leal, Diretora de Eventos e José Carlos Coelho, Conselheiro e Coordenador de turma da CEFISP.

A Sessão transcorreu normalmente, porém as comunicações da Presidência e departamentos se prolongaram, um pouco, em virtude da extensa atividade do CRECI  e de eventos externos do qual a Autarquia participou, neste período.

Foram apresentados resultados concretos após as oficinas administrativas oferecidas pelo Cofeci, no ENBRACI. O Departamento que apresentou um relatório robusto, sobre o tema, foi o Departamento Jurídico, através do Coordenador, José Wilson Lima que relatou o entendimento do corpo jurídico das Regionais, sobre temas diversos. O Diretor Jurídico, Genaro Neto também pontuou algumas questões apontadas por Dr. Wilson, enriquecendo a apresentação.  O Presidente Nilson Araújo, também ressaltou a importância da presença do CRECI BAHIA, na 6º Conferência Nacional dos Conselhos Profissionais. O evento deste ano, trouxe um conteúdo de alta relevância e super agregador para as boas práticas de todos os Conselhos Profissionais. As discussões sobre governança e gestão apresentaram um potencial de extrema importância para o setor. Em sua fala, o Presidente aproveitou para elogiar a atuação de alguns colaboradores e assessores do Conselho.

A Diretoria de Fiscalização, através de seu Diretor Miguel Prado, apresentou a sua expansão, comprovada em números de diligências e resultados do Ministério Público, através de uma nova linha de atuação, com estratégias assertivas e muito eficazes. Intensificar as orientações administrativas e regulamentares tem sido também, uma prática dos Agentes Fiscais.

O Diretor de Patrimônio, José Alberto de Vasconcellos comunicou que os problemas de migração da telefonia fixa, vão acabar até sexta feira (23), porque, finalmente, a companhia telefônica resolveu os problemas operacionais, na rua Metódio Coelho.

A Diretora de Eventos, Consuêlo Leal foi a portadora das boas notícias nesta Plenária! Ela  trouxe a importante informação da cerimônia de Entrega da Láurea de agradecimento, para os corretores de imóveis remidos, colegas que trabalharam vinte anos e têm 70 anos de idade merecendo por isso, um reconhecimento especial, esta homenagem vai acontecer em breve.

E o Presidente Nilson Araújo também comunicou a criação de uma Comissão Feminina, que vai trazer um abraço especial para todas as mulheres corretoras de imóveis. Foram apresentadas as representantes do CRECI PARA ELAS: a conselheira Neuza Marques, a conselheira Amélia Teixeira, a Subdelegada de Alagoinhas, Camila Costa e a Diretora Secretária, Lucinete Gomes Mota. Esta é uma iniciativa muito esperada por todas as mulheres corretoras de imóveis baianas, que terão uma atenção especial.

“ Em recente evento do ENBRACI, sentimos esse vácuo dentro do CRECI BAHIA, ao testemunharmos depoimentos de alguns CRECI’s que já possuem estas comissões femininas, então, agendamos com o Presidente Nilson Araújo, que prontamente, acatou nossa iniciativa. Já temos uma programação traçada, que será divulgada, em breve, mas, pretendemos nos reunir com as corretoras de imóveis que tenham boas ideias e sugestões para entregar” disse a Coordenadora do CRECI PARA ELAS,  Neuza Marques.

Alguns Diretores, como por exemplo, o Diretor Pedagógico, Noel Silva e o Vice-Presidente, Francisco Helder Sampaio e outros,  enalteceram a iniciativa da criação da Comissão Feminina, prestando grandes elogios às suas componentes e apostando em um grande trabalho que deve ser feito dentro do CRECI, para as mulheres que representam mais de 40% dos corretores de imóveis na Bahia.

O Diretor Noel Silva ao apresentar seu relatório, destacou a excelente qualidade dos cursos oferecidos pelo Sistema Cofeci Creci, ressaltando a importância da qualificação para os corretores de imóveis, para a prestação de serviços de excelência para os clientes.  Noel Silva também pontuou algumas questões sobre o Curso de Avaliação Imobiliária, que possui uma menor oferta, em virtude de seu extenso conteúdo, aplicações, trabalhos solicitados e prova presencial. O nível de aprovação deste curso é baixo e, alguns aspectos precisam ser revistos, por alguns inscritos, que não se informam do formato e datas estipuladas na plataforma, não se programam e não conseguem acompanhar as datas determinadas pelo sistema, para entrega de atividades e trabalhos, e, consequentemente, perdem o curso, baixando o nível de aprovação e tirando vagas de outros interessados. Responsabilidade, Disciplina e Compromisso têm que ser um lema de qualquer profissional que pretende alcançar o Sucesso.

O Superintendente Marcosuel Sousa agradeceu ao CRECI a possibilidade de ter comparecido a 6º Conferência Nacional dos Conselhos Profissionais e elogiou demais o evento, confirmando ter absorvido um grande potencial de conhecimento relativo a sua função atual no CRECI.

A Assessora de Comunicação, Fernanda Fernandes discorreu sobre a divulgação de campanhas na mídia baiana, incluindo a ação de outdoors, na Capital e Lauro de Freitas, a Campanha #exijaocreci, nas rádios do interior e também em entrevistas aqui em Salvador, propagadas diretamente pelo Presidente Nilson Araujo, relatou o engajamento do CRECI BAHIA nas mídias sociais e traçou o planejamento para ações pontuais próximas.

Durante a Sessão Plenária, o Presidente Nilson Araújo pediu a todos os presentes que ficassem de pé e orassem o Pai Nosso, em lembrança e homenagem aos corretores de imóveis que nos deixaram neste período, citando, também, o falecimento de Roberto Lopo, CRECI 12.277, falecido na véspera da plenária, em situação de violência urbana.

Por volta das 18 horas, a 5ª Sessão Plenária foi encerrada.

Compartilhar / Imprimir

Postado no dia 21/09/2022

CRECI BAHIA - 9ª REGIÃO

  • Rua Metódio Coelho, nº 71, Edf. Samuel Arthur Prado, Parque Bela Vista, Salvador/BA, CEP: 40.279-120
  • Funcionamento: Seg. a Sex. das 09h às 17h
  • (71)3444-1450
  • Atendimento Remoto (CLIQUE AQUI)
  • creciba@creciba.gov.br
  • CNPJ: 15.245.848/0001-58

Nossa Localização

Siga-nos nas Redes Sociais

Template desenvolvido por Natan Santos.