A Inteligência Artificial e as Cidades Inteligentes

Como o conceito de cidades inteligentes pode alterar o mercado imobiliário?
Neste artigo, o presidente do Sistema Cofeci Creci, João Teodoro fala sobre o projeto “Cidade 15 Minutos”, que busca reorganizar centros urbanos a fim de atender as demandas de microrregiões!

A história nos conta que a internet foi criada nos idos de 1969, nos Estados Unidos, com o nome de Arpanet. O primeiro e-mail foi enviado por um professor da Universidade da Califórnia para um amigo em Stanford. Seu objetivo era interligar laboratórios de pesquisa por razões militares. O mundo vivia o auge da chamada “guerra fria”. O Departamento de Defesa norte-americano, a quem a rede pertencia, temia ficar sem comunicação com os cientistas em caso de bombardeio. A partir de 1982, já com o nome de internet, a novidade tornou-se comum no meio acadêmico, nos EUA e em alguns países europeus.

O uso comercial da rede, no entanto, só seria liberado a partir de 1987, nos Estados Unidos. Em 1992, surgiram as primeiras empresas provedoras de acesso à rede. Nesse mesmo ano, foi criada, pelo Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN), a World Wide Web, que passou a ser utilizada para difundir informações para qualquer usuário da internet. Hoje, a rede tem cerca de 4,5 bilhões de usuários em todo o mundo. Seu crescimento impulsionou o avanço tecnológico, que se tornou o ponto central de qualquer projeto inovador. Também proporcionou a rápida troca de informações entre institutos de pesquisa do mundo todo e a criação de novos conceitos e modelos de vida em cidades do mundo todo.

Entre eles está o conceito de cidades inteligentes, que já não é novo, mas vem sendo revigorado com os estudos sobre inteligência artificial. Muitos projetos têm sido elucubrados mundo afora. Todavia, com o advento da pandemia ganhou mais força, na medida em que seus desenvolvedores passaram a concentrar-se em soluções baseadas na nova realidade. A expectativa, sombria é de que, por muitos anos, talvez para sempre, conviveremos com o coronavírus e com outros que surgirão. Por isso, as cidades terão de estar preparadas para esse novo modus vivendi.

Falar em cidades inteligentes é pensar no conceito de tecnologia das coisas (IoT), que discutiremos em artigo futuro. Por isso, procurei conhecer uma organização chamada ABINC – Associação Brasileira de Internet das Coisas. Por meio dela descobri o projeto “Cidade 15 Minutos”. Segundo Aleksandro Montanha, presidente do Comitê das Cidades Inteligentes da ABINC, com a pandemia, aplicações que “efetivamente resolvem a vida dos cidadãos foram muito aceleradas”.

O Cidade 15 Minutos busca reorganizar centros urbanos a fim de atender às demandas de microrregiões. Projetos dessa natureza vêm sendo pensados e executados em várias metrópoles brasileiras, sem alarde, chamados simplesmente de propostas para revitalização. A ideia básica é que todo tipo de atendimento, público e privado, possa ser resolvido em até 15 minutos. Seriam evitadas aglomerações em transporte público e possibilitaria a criação de mais áreas seguras de circulação, sem automóveis, com calçadões e ciclovias.

Tais projetos, se tornados realidade, provocarão grande virada no mercado imobiliário. Se orientados para bairros inteligentes, autônomos, afetarão fortemente a indústria veicular, os serviços de transporte, a infraestrutura e outros. Em alguns países, inclusive Brasil, já se veem redes de supermercados e farmácias pulverizando-se em lojas de pequeno porte para ficarem mais próximas da clientela. O governo brasileiro, atento, lançou nesta semana a carta brasileira “Cidades Inteligentes”. Falarei sobre ela em próximo artigo.

Fernanda Fernandes

Assessoria de Comunicação

CRECI BAHIA

Compartilhar / Imprimir

Postado no dia 05/02/2021

CRECI BAHIA - 9ª REGIÃO

  • Rua Metódio Coelho, nº 71, Edf. Samuel Arthur Prado, Parque Bela Vista, Salvador/BA, CEP: 40.279-120
  • Funcionamento: Seg. a Sex. das 09h às 17h
  • (71)3444-1450
  • Atendimento Remoto (CLIQUE AQUI)
  • creciba@creciba.gov.br
  • CNPJ: 15.245.848/0001-58

Nossa Localização

Siga-nos nas Redes Sociais

Template desenvolvido por Natan Santos.