CRECI BAHIA participa do Seminário do Sistema Cofeci-Creci.

O Conselho Federal de Corretores de Imóveis – COFECI,  realizou do dia 20 ao dia 23 de fevereiro,  na cidade de Foz do Iguaçu (PR) o 3º Seminário de Integração Operacional, voltado a padronização e aperfeiçoamento de procedimentos de gestão, com a participação de presidentes, superintendentes, coordenadores de fiscalização, contadores, encarregados da secretaria e diretores do Sistema.

A cerimônia de abertura foi realizada pelo presidente do Cofeci, João Teodoro e sucedida pela palestra do auditor do TCU, Jetro Missias, sob o tema “Governança, Gestão de Riscos e Valor”. Ele abordou questões da gestão de risco no âmbito da administração, a importância de se estar preparado para as mudanças e apresentou as variáveis do planejamento da gestão de riscos, bem como a importância das empresas se prepararem para as perdas de pessoal e evolução da tecnologia.

“De que forma o Sistema Cofeci-Creci pode ser mais relevante para a vida do cidadão? E de que forma o cidadão pode perceber que o Sistema vale mais do que custa? ”, foram algumas das reflexões, por ele deixadas ao final da palestra.

A Bahia foi representada pelos diretores presidente Samuel Arthur Prado, João Bosco Miranda (Diretor Secretário), Mário Augusto Almeida (Diretor-Tesoureiro), Wilson  Lima, Coordenador Jurídico,  pelo Superintendente Marcosuel Sousa, um dos coordenadores da oficina de trabalho para superintendentes e, outros funcionários e coordenadores de alguns setores do CRECI BAHIA que trabalharam arduamente durante todo o seminário, algumas vezes, com agenda até 21 hs,   assistindo a palestras, debates e workshops relativos à cada área administrativa.

Durante o Seminário, Presidente do CAU destaca capacidade de regulação dos Creci’s

Criador do Conselho de Arquitetura e urbanismo (CAU), o professor Edson Melo, do IGPB, destacou durante palestra proferida no Seminário de Integração Operacional, a capilaridade, presença nacional e capacidade de regulação dos Conselhos Regionais que integram o Sistema COFECI-CRECI.  Ao discorrer sobre o tema “Governança pública no contexto dos conselhos de fiscalização”, ele fez um comparativo entre os níveis de governança entre 2015 e 2016, onde identificou uma melhora em 21%.

Edson ainda destacou que a missão de um Conselho é gerenciar riscos. “Falha na estratégia é falha na gestão! Os Conselhos de fiscalização profissional devem estar atentos a isso”, orientou.

O modelo proposto de governança, constituído de liderança, estratégia e controle foi debatido com profundidade. Um dos desafios desse modelo, segundo ele, é lidar com o conflito de interesses, no caso, do sindicato, entidade e Conselho. “Edson finalizou, lembrando que a estratégia de governança digital está sendo aplicada em CFP, como o CAU. Nesse sentido, a tecnologia pode ser uma aliada para melhorar a governança e a gestão, tornando possível o compartilhamento de dados, processos e sistemas.

Gestores de Regionais participam de Programa de Desenvolvimento

O presidente do CRECI-BA, Samuel Arthur Prado, participou durante toda a quinta-feira do Programa de Desenvolvimento de Gestores e Equipes Especializadas que teve como tema “Liderando Organizações Exponenciais” com o coaching Everaldo Bazeggio.

Na sexta-feira, houve a continuação do módulo motivacional, com o master coach Evaldo Bazeggio. A palestra começou com uma dinâmica para integrar os participantes. Em seguida, houve a continuidade da vivência da véspera , através da abordagem de conceitos, como os novos papeis sociais nas organizações. A arte de alternar jogos e movimentos também foi outra temática. A comunicação também foi discutida. “Todos nós também nos comunicamos, quando nos relacionamos. A cooperação e a valorização dos profissionais da comunicação são fundamentais para que vocês desempenhem um bom trabalho. No dia a dia, para termos sucesso em uma informação que queremos divulgar, devemos repassá-la diversas vezes, usando várias ferramentas de comunicação”.

COFECI PREPARA INTEGRAÇÃO ONLINE COM CRECI’S – No Seminário, se destacou a necessidade da integração online de todo o Sistema, não só para facilitar a comunicação, mas, também com o intuito de uniformizar os procedimentos para melhor atender a nossa categoria e toda a sociedade. É o próximo passo.

ATIVIDADES PARA APRIMORAR O SERVIÇO DO SISTEMA COFECI-CRECI – O 3º Seminário de Integração Operacional do Sistema Cofeci-Creci,  foi um sucesso sendo voltado à padronização e aperfeiçoamento de procedimentos de gestão. Participaram presidentes, superintendentes, coordenadores de fiscalização, contadores, encarregados da secretaria e diretores do Sistema. O objetivo é sempre melhorar o serviço prestado ao corretor de imóveis e a sociedade em geral.

Fonte: O CRECI Bahia agradece à colaboração da Assessora de Comunicação do CRECI MG, Carla Cardoso e à Assessora de Comunicação do CRECI PE, Sabrina Maia e a Assessora de Comunicação do CRECI CE, Mirelle Costa, que produziram as fotos e textos do seminário, pois, estavam presentes e também à Katia Cubel, que propiciou a integração entre as Assessorias de Comunicação e ao colega Cândido Nóbrega, do CRECI PB, que nos brindou com textos e informações sobre a agenda.

Fernanda Fernandes

Assessoria de Comunicação

CRECI BAHIA

Compartilhar / Imprimir

Postado no dia 25/02/2018

CRECI BAHIA - 9ª REGIÃO

  • Rua Metódio Coelho, nº 71, Edf. Samuel Arthur Prado, Parque Bela Vista, Salvador/BA, CEP: 40.279-120
  • Funcionamento: Seg. a Sex. das 09h às 17h
  • (71)3444-1450
  • Atendimento Remoto (CLIQUE AQUI)
  • creciba@creciba.gov.br
  • CNPJ: 15.245.848/0001-58

Nossa Localização

Siga-nos nas Redes Sociais

Template desenvolvido por Natan Santos.