Em 01/08/2016 o CRECI-BA implantou o setor de Ouvidoria, com objetivo de ampliar a interação entre o Conselho e a Sociedade. Através deste formato, é possível que a instituição ouça os cidadãos e tenha a possibilidade de emitir respostas de forma direta, segura e sem burocracia, visando agregar mais qualidade nos serviços oferecidos aos corretores de imóveis e à comunidade em geral.
Ao fim do primeiro período de atividade (ano de 2016) o setor recebeu um total de 132 manifestações das quais, aproximadamente, 80% foram referentes à denúncias para averiguação da prática de exercício ilegal da profissão, entretanto, a Ouvidoria está habilitada a receber outros tipos de manifestações entre: solicitações de informação, reclamações, dúvidas, críticas/opiniões, sugestões e elogios, registros que também são de grande valor para o aprimoramento da prestação dos serviços do Conselho.
Todas as demandas recebidas são encaminhadas aos setores competentes para que sejam tratadas e tomadas às devidas providências, seja apurando os fatos denunciados, coletando dados para emissão de soluções a questionamentos e/ou dúvidas, ou até mesmo utilizando informações para resolver questões estratégicas de gestão observadas a partir das manifestações acolhidas.
Desde o início do ano de 2017, já foram recebidas cerca de 240 mensagens pela Ouvidoria, sendo a maior parte, de denúncias da prática ilícita da profissão de corretor de imóveis.
O Setor de Ouvidoria tem o prazo máximo de 20 dias, conforme a Lei nº 12.527/2011, para emitir respostas, mesmo que intermediárias, sobre o assunto registrado pelo manifestante. Em alguns casos, não conseguimos enviar a conclusão gerada, por se tratar de registro anônimo. Essas manifestações correspondem a cerca de 40% do total das demandas recebidas.
Uma solução para evitar que o manifestante fique sem resposta é que ele indique um e-mail, que permita esta comunicação, o que nos possibilitará o envio do resultado apurado, podendo o indivíduo solicitar a reserva de sua identidade.
A Ouvidoria do CRECI-BA está trabalhando para atender todas as solicitações registradas, com agilidade e sigilo e, aguarda o envio da sua manifestação através dos nossos canais:
Jamile Ribeiro
Ouvidora CRECI-BA
Postado no dia 19/06/2017
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