Sistema COFECI-CRECI luta e Senado Federal inclui Corretores de Imóveis em Auxílio Emergencial

O Senado Federal aprovou nesta segunda feira dia 30 de Março, o Projeto de Lei 1066/20, que permite o repasse, a título de auxílio emergencial, em virtude da pandemia do corona vírus, de três parcelas de 600 reais aos brasileiros possuidores de baixa renda.

Agora, falta a Sanção Presidencial e a regulamentação, para que os pagamentos possam ser iniciados.

João Teodoro disse que: “Temos atuado junto aos senadores que apoiam o setor imobiliário para incluir os corretores de imóveis no benefício criado pelo Projeto de Lei 1066/20. Nosso principal pedido foi incluído no texto original, ampliando o conceito de autônomo para além dos profissionais que integram o MEI (Microempreendedor Individual). A justificativa de nossos representantes é de que se agregássemos um texto novo, o PL teria de retornar à Câmara, o que retardaria muito o início da concessão do benefício. Conseguimos inserir também uma característica muito importante: o benefício será concedido mediante simples declaração do solicitante, a chamada autodeclaração. Onde havia a determinação de que o beneficiário estivesse inserido no Cadastro Único até 20 de março, passou a constar a possibilidade de autodeclaração (alínea c do inciso VI do caput do art. 2º). Outra proposta que apresentamos assegura que dentro do termo “trabalhador informal” está incluído o autônomo informal , não se confundindo “trabalhador” com “empregado.

 Atuamos também para modificar o valor cogitado inicialmente. Recorremos às autoridades contestando os 200 reais então propostos. Parlamentares que apoiam nossa categoria agiram em nossa defesa. E o benefício subiu para 600 reais. Uma bela vitória! Os senadores vão continuar  a discutir o maior alcance possível do benefício a todos os trabalhadores brasileiros, por meio de outro PL complementar ao aprovado. Vamos continuar na luta!”, disse João Teodoro, Presidente do COFECI”.  Fonte: ASCOM COFECI.

O Presidente Samuel Prado disse que, “a atuação da Frente Parlamentar do Sistema Cofeci-Creci foi extremamente positiva, tudo que pudermos conseguir em apoio à nossa classe será válido, mas, não paramos por aqui, ainda estamos discutindo outros temas de interesse de todos, e, mesmo à distância, tenho certeza que vamos trazer mais algumas soluções que satisfaçam os anseios dos corretores de imóveis!”

Fernanda Fernandes

Assessoria de Comunicação

CRECI BAHIA

Compartilhar / Imprimir

Postado no dia 31/03/2020

CRECI BAHIA - 9ª REGIÃO

  • Rua Metódio Coelho, nº 71, Edf. Samuel Arthur Prado, Parque Bela Vista, Salvador/BA, CEP: 40.279-120
  • Funcionamento: Seg. a Sex. das 09h às 17h
  • (71)3444-1450
  • Atendimento Remoto (CLIQUE AQUI)
  • creciba@creciba.gov.br
  • CNPJ: 15.245.848/0001-58

Nossa Localização

Siga-nos nas Redes Sociais

Template desenvolvido por Natan Santos.