Tradição que nunca sai de moda! O anel do Corretor de Imóveis

Em 1992, uma Resolução do COFECI, a 335/92 criou o anel símbolo do Corretor de Imóveis. A belíssima joia tem infinitas possibilidades de design e incrustação, porém as características fiéis tem que ser: metal amarelo com pedra verde (turmalina ou esmeralda) incrustada com o Colibri (Glaucis Hirsuta).

Em virtude, talvez, da onda de violência que assombra o País, em conjunto com as dificuldades econômicas, muitos corretores de imóveis não adotam o anel, como integrante da formatura, no dia que vão receber a credencial.

Porém, esta é uma tradição que nunca sai de moda! A beleza da joia premia o esforço de estudo e dedicação do profissional.

No último dia 27 de Julho, houve uma entrega de carteira muito especial, na Delegacia de Alagoinhas, promovida pela Delegada Jelzi Jane. A nova corretora CLAUDETE BORGES CHAVES FIGUEIREDO –  CRECI 21.989 fez questão de adotar o anel, no dia que foi receber a credencial das mãos da Delegada Jelzi Jane. O filho também participou do protocolo, colocando o anel no dedo de sua mãe.

Este procedimento demonstra todo o respeito que a corretora Claudete Borges tem pela sua nova profissão! O CRECI BAHIA deseja sucesso para esta nova profissional que mantém a tradição e honra sua profissão!

VEJA A RESOLUÇÃO DO COFECI QUE CRIA O ANEL SÍMBOLO DOS CORRETORES DE IMÓVEIS

RESOLUÇÃO-COFECI N.º 335/92 Cria o anel símbolo do Corretor de Imóveis. O CONSELHO FEDERAL DE CORRETORES DE IMÓVEIS-COFECI, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 16, da Lei n° 6.530, de 12 de maio de 1978, e do artigo 10, do Decreto n° 81.871, de 29 de junho de 1978, e, CONSIDERANDO que a grande maioria das profissões liberais têm um anel como símbolo que caracteriza sua atividade profissional; CONSIDERANDO que a profissão de Corretor de Imóveis já atingiu um elevado grau de respeitabilidade no seio da coletividade, justificadora da adoção de um símbolo que a identifique; CONSIDERANDO a decisão do Egrégio Plenário, em Sessão realizada dia 07 de agosto de 1992; R E S O L V E :

Art. 1º – CRIAR o anel símbolo do Corretor de Imóveis.

Art. 2º – O anel terá as seguintes características: metal amarelo com pedra verde (turmalina ou esmeralda) incrustada com o Colibri (Glaucis Hirsuta).

Art. 3º – Os Conselhos Regionais estimularão o seu uso pelos profissionais.

Art. 4º – Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições contrárias.

Brasília(DF), 10 de agosto de 1992

WALDYR FRANCISCO LUCIANO

Presidente

RUBEM RIBAS

Diretor 1º Secretário

Por que o colibri foi escolhido como símbolo da profissão de corretor de imóveis?

A classe dos Corretores de Imóveis conta com um estímulo adicional ao seu desenvolvimento e desempenho. Um símbolo que a identifica e distingue entre as demais.

Essa marca é o Colibri – o beija-flor brasileiro – o símbolo dos Corretores de Imóveis. A escolha resultou de pesquisas encomendadas pelo COFECI a especialistas que indicaram o Colibri – “Glaucis Hirsuta” – para representar a classe por ser o pássaro que mais se asse-melha aos profissionais da intermediação imobiliária na luta pela sobrevivência.

Aprovado por unanimidade dos conselheiros durante a realização da XVII Seção Plenária do COFECI (em Porto Alegre no ano de 1981). O símbolo representa o Corretor de imóveis nos impressos, faixas, logotipos, medalhas e todos os anos no dia 27 de agosto, quando se comemora o Dia Nacional do Corretor de Imóveis, conforme a resolução COFECI nº, 126/81.

Por que o colibri?

A escolha se justifica. O Corretor como agente intermediário na compra e venda de imóveis assemelha-se ao colibri que é, por excelência, um intermediário entre duas fases de um processo de enriquecimento da natureza, isto é, a transformação da flor em fruto pela polinização realizada em grande parte pelo pássaro em sua visitação constante à procura do néctar. Neste aspecto também observa-se outra semelhança: ao voar em torno de cada flor, o colibri não invade a corola, nem pousa sobre as pétalas, mantendo-se fora e retirando de cada flor apenas o necessário.

Um outro aspecto interessante do colibri diz respeito à sua resistência devido ao seu grande coração. Metaforicamente podemos dizer que o bom Corretor, o profissional destinado a futuramente incluir-se entre os merecedores da Medalha do Mérito, depende também do seu coração na medida em que realiza seu trabalho com amor, dedicação e senso profissional, da sua resistência, o esforço em aprimorar-se e ao seu trabalho, não importando as dificuldades ou distâncias a percorrer e vencer na busca do seu objetivo.

Como os Corretores de Imóveis os colibris estão presentes em toda parte e vale a pena conhecer mais sobre eles para que se possa apreciar melhor o nosso símbolo. Embora originários da América são encontrados desde as regiões geladas do Alasca até a Terra do Fogo, no extre-mo meridional da América do Sul. Mas a denominação “colibri” foi dada pelos franceses, acabando por generalizar-se por toda a Europa.

Apesar de seu pequeno porte os colibris são capazes de percorrer ininterruptamente grandes distâncias, como é o caso do beija-flor pescoço de rubi, que emigra anualmente dos trópicos para o Canadá, sobrevoando o Golfo do México num percurso de quase 800 quilômetros. Essa extraordinária resistência física deve-se ao coração gigantesco do pássaro, que corresponde a sessenta por cento de seu peso total. Como os músculos das asas dos colibris são muito mais desenvolvidos do que nos demais pássaros, o seu movimento extremamente rápido permite paradas no ar, guinadas repentinas e recuas, que provavelmente nenhum outro pássaro faça.

As espécies menores são as mais velozes, chegando a ruflar suas asas duzentas vezes por segundo, provocando um zumbido agudo no ar.

Finalmente, vale lembrar que a sabedoria popular coloca o colibri como indicador de sorte, bom tempo e felicidade, quando diz para indicar situações difíceis que “o céu está mais para urubu do que para colibri”, onde o urubu, imagem de azar, tristeza e tempos ruins, contrapõe-se ao colibri, que representa sorte. alegria e felicidade

Compartilhar / Imprimir

Postado no dia 28/07/2017

CRECI BAHIA - 9ª REGIÃO

  • Rua Metódio Coelho, nº 71, Edf. Samuel Arthur Prado, Parque Bela Vista, Salvador/BA, CEP: 40.279-120
  • Funcionamento: Seg. a Sex. das 09h às 17h
  • (71)3444-1450
  • Atendimento Remoto (CLIQUE AQUI)
  • creciba@creciba.gov.br
  • CNPJ: 15.245.848/0001-58

Nossa Localização

Siga-nos nas Redes Sociais

Template desenvolvido por Natan Santos.