07 de Abril – Um Marco na História do CRECI BAHIA!

Foram muitos os motivos que fizeram deste dia, uma data histórica para o Conselho Regional de Corretores do estado da Bahia.

Com o crescimento do mercado imobiliário e consequentemente, da profissão de corretor de imóveis, era urgente e necessária, uma reformulação na sede própria do CRECI BAHIA. Sem facilidade de estacionamento e pouco espaço, a sede do Conselho, em Brotas, já não oferecia  o conforto e a privacidade merecida pela classe.

A Origem – Como gestores na época, Samuel Prado, Nilson Araújo e toda a Diretoria do Conselho decidiram transformar este cenário e adquirir outra sede própria que trouxesse para a classe, a representatividade necessária, além de mais espaço, estacionamento e conforto.

Os anos se passaram, mas a determinação não.  E depois de muita luta e uma gestão transparente, controlada e responsável, conseguiram adquirir um terreno no Cidadela, na rua Metódio Coelho. Depois disso, o universo conspirou a favor, trazendo de presente, um belíssimo projeto doado pelo arquiteto Antonio Caramelo, um necessário e importante apoio concreto do COFECI e a determinação de Samuel Arthur Prado, presidente do CRECI BAHIA, naquele momento.

Numa obstinação invejável, Samuel enfrentou todos os obstáculos apresentados para uma Autarquia Federal que é supervisionada pelo Tribunal de Contas da União, seguindo, rigidamente, todas as exigências normativas e financeiras e no ano de 2022, após 2 anos difíceis de pandemia, decretos, perdas, dores e dificuldades, a Nova Sede se tornou uma realidade!

A esta altura, os Conselheiros e todos os Colaboradores já tinham vestido a camisa do Presidente, todos imbuídos de esforços e foco para o tão esperado dia D.

Às vésperas da inauguração, mais precisamente, no dia 27 de fevereiro de 2022, o destino nos surpreende, de forma triste e inesperada: O maior idealizador deste sonhado projeto – a Nova Sede – Samuel Prado, nos deixa, repentinamente, porém, não antes de visitar e conhecer, seu sonho realizado!

Ficou para todos que com ele trabalharam e conheciam seu anseio de elevar a representatividade do Conselho, para a Sociedade e toda a Classe de corretores de imóveis, a responsabilidade de fazer o melhor, da forma que ele desejaria, já que ele mesmo não conseguiu apertar o botão de Start.

Cada um deu o melhor de si e o dia da inauguração se fez realidade!

Primeira Sessão Plenária Federal da Gestão 2022/2024 – Com a previsão de entrega da Sede para o início de 2022 e também com a programação, do COFECI, da entrega da maior comenda do Sistema, o Colibri de Ouro, para o Presidente Samuel Prado, que sabia da homenagem, a Bahia foi escolhida pelo Cofeci, para a realização da Primeira Sessão Plenária Federal, da Gestão 2022/2024.

Este evento aconteceu, em Salvador, do dia 06 ao dia 08 de Abril.

Os representantes dos Creci’s de todo o Brasil e do COFECI promoveram em Salvador no dia 06 de Abril a reunião de Presidentes, onde foram debatidos temas convergentes entre os regionais, mas, que precisam de suporte do Cofeci para sua implementação. A reunião do Colégio de Presidentes foi, no próprio hotel que se instalaram na cidade, em ambiente reservado.

As Câmaras Recursais também tiveram a sua realização, em áreas privadas do hotel, sob a liderança do Presidente João Teodoro.

No dia 07, quinta-feira, foi o dia da Sessão Plenária Federal, na nova Sede do Conselho.

Quando a comitiva do COFECI chegou ao Edifício Samuel Arthur Prado, fizeram a foto conjunta, em frente ao edifício e depois,  foram recebidos pelo Presidente Nilson Araújo e toda a Diretoria, para conhecerem a nova casa..

Pudemos observar que durante a inauguração do prédio, todas as homenagens “pensadas” por Prado, foram concretizadas e, apresentadas, por Nilson Araújo, com a elegância que lhe é peculiar, ele foi acompanhando o Presidente João Teodoro e seus pares, por cada andar do edifício, apresentando as dependências e, principalmente, as homenagens feitas em algumas salas e ambientes com o nome de figuras importantes para o CRECI BAHIA e para o andamento da obra da Nova Sede.

O auditório principal leva o nome de João Teodoro da Silva e três salas homenageiam Oscar Hugo M Guimarães, Sérgio Sobral e Luiz Carlos Alcântara Junior, em outra Sala, a Biblioteca, foi homenageado Paulo Santiago. Em um dos pisos, o arquiteto Antonio Caramelo foi o homenageado, em outro, o saudoso, Elbergar da Silveira Bahia e o atual Presidente Nilson Araújo em outro piso.

Após a apresentação das homenagens, foi dado início a Sessão Plenária Federal, após a execução do Hino Nacional pelo músico violinista Filipe Evans, o Presidente João Teodoro abriu os trabalhos com um discurso voltado, para o grande amigo, o ex presidente Samuel Prado, destacando fatos passados juntos, no planejamento de tão especial data – a inauguração da sede, situada na Rua Metódio Coelho, 71 – Parque Bela Vista, no prédio  que recebeu o nome de Edifício Samuel Arthur Prado.

Tudo transcorreu da melhor forma possível e todos os colaboradores do CRECI, se desdobraram para oferecer uma recepção de excelência, para todos os visitantes e, podemos confirmar sem modéstia, mas, com a sensação de dever cumprido, que isto aconteceu.

Logo após o evento protocolar, foi a vez do momento mais emocionante do dia, a grande homenagem na concessão da comenda “Colibri de Ouro”, láurea aprovada pela Diretoria do COFECI, ainda em vida, para o saudoso e eterno Presidente Samuel Prado, 1º Corretor de Imóveis do estado da Bahia a fazer jus a esta honraria, para a família de Samuel Prado.

 

Nesta hora, de muita emoção e saudade, os filhos André e Bruno Prado, ao lado do irmão Miguel Prado, receberam das mãos de representantes do COFECI, liderados pelo Presidente João Teodoro, o Colibri de Ouro. Depois da homenagem, todos assistiram a um emocionante vídeo feito pelo CRECI BAHIA, que jamais se esquecerá do seu #eternopresidente!

O COFECI também veiculou um vídeo, muito tocante, em homenagem ao amigo Samuel Prado.

Mas, apesar de toda a dor, pela perda repentina, o Conselho teve muita sorte, em poder contar com um Vice-Presidente que sempre se irmanou com Prado, na filosofia de Gestão. Nilson Araújo e Samuel Prado eram amigos irmãos, que tinham os mesmos objetivos para com as práticas do Conselho e a mesma lisura no gerenciamento da Autarquia.

Hoje, Presidente do CRECI BAHIA, Nilson Araújo ressalta sempre que manterá todas as diretrizes deixadas por seu parceiro Samuel, só modificando o estilo de atuação, porém, sem modificar as linhas já estabelecidas por ele.

A vídeo homenagem do CRECI BAHIA que emocionou todos os presentes, teve um texto base(Ana Lúcia Chaves, Fernanda Fernandes e Marcosuel Sousa), com uma pequena biografia de Samuel Arthur Prado.

“Ele saiu do cenário imobiliário, mas, nunca sairá de nossos corações e lembranças!”

Mais de 40 anos de dedicação, sempre com o objetivo de elevar o nome do Conselho e da categoria.

Exerceu vários cargos antes de se tornar Presidente. Participou de comissões e  grupos de trabalho,  foi Conselheiro, Diretor Tesoureiro e de Fiscalização. Foi Conselheiro Federal, junto ao COFECI e também, interventor em outros Creci’s, onde assumiu a presidência, temporariamente e, sempre honrou o nome da Bahia, no Conselho Federal, onde exerceu cargos importantes.

No mercado imobiliário, como corretor de imóveis, foi Gerente, Diretor e Gestor de grandes Empresas, sempre liderando.

Samuel Prado, sinônimo de Grande Líder, uma figura ímpar do nosso segmento imobiliário, fazendo história e sendo respeitado, nacionalmente, pelo seu profundo conhecimento do segmento imobiliário, e,  da Legislação que rege Autarquias Federais e, mais especificamente, os Conselhos de Classe.

Samuel dialogou com todas os gestores das grandes instituições, do segmento imobiliário baiano, sendo reconhecido e admirado pelo Sistema Cofeci Creci, em geral, tendo sido convidado, em inúmeras situações para mediar situações de extrema importância para a classe.

Todos que tiveram a oportunidade de conhecê-lo, sempre o respeitaram e/ou se tornaram seus amigos.  Sem nenhuma dúvida, a sua atuação, inteligente,  íntegra, humana e firme foi uma alavanca importante para a reputação da profissão, tornando a  Autarquia CRECI , uma instituição com a devida importância junto a Sociedade e aos Corretores de Imóveis.

Samuel Prado, pai de André e Bruno, avô de Andrezinho, foi também um esposo dedicado e amoroso. Apesar de não tocar no assunto, em ambiente profissional, sentia muito, a falta de sua amada esposa, Lucia, que nos deixou há alguns anos. Era um homem família e de muita FÉ!

Samuel não tinha vaidade, só simplicidade e bom humor, ele era o mesmo nas mesas diretoras e nas conversas com amigos ou colaboradores. Sempre alegre, um grande contador de causos,  estórias e piadas, mas, sempre respeitosas.  Há pouco tempo, se formou, com louvor, no Curso Superior de Graduação em Negócios Imobiliários.  Um homem atual, democrático e que exercia sua liderança com muita responsabilidade e competência, prezando pela união do grupo e sempre muito admirado pelos colegas e funcionários do CRECI.

Realizou seu grande sonho de ser presidente do CRECI e honrou muito, esse cargo. Ele lutou durante muito tempo, para a construção da nova Sede e, realmente, fez acontecer, com grande responsabilidade  e dedicação. Se preparou, para isso, cuidando, minuciosamente, das finanças do Conselho e, entregando a obra concluída, para o orgulho dos Corretores de Imóveis.

Foi um grande guerreiro, lutou pela vida com muita determinação, e mesmo ultimamente, com a saúde menos firme, não esteve ausente do CRECI ,em nenhum momento, liderando  todas as reuniões de Diretoria, Plenárias, Turmas Julgadoras, Solenidades de entrega de carteiras, assistiu a todas as lives feitas pelo Conselho, decidiu publicações com a Assessoria,  ele foi até onde as suas forças aguentaram, mas chegou um momento, em que o guerreiro precisou descansar.

Felizes aqueles que tiveram a honra de trabalhar com ele e acima de tudo de conviver com esse homem de bem, que tinha tanta personalidade, se posicionava, emitia suas opiniões com firmeza e tinha a humildade de reconhecer quando havia uma opinião diversa, que deveria ser considerada, como também tinha seu jeito, todo sem jeito, de pedir desculpas, quando cometia algum engano.

Um homem, que se denominava “Corretor Mãos Calosas”, que, lutou muito, mas, seguiu firme, nunca desistindo  do seu propósito, que, acabou deixando um  legado de muito respeito e admiração, junto aos seus filhos, parentes, amigos e colaboradores.  Um corretor de imóveis que ostentava o orgulho pela sua profissão, um presidente abnegado, um líder inspirador, um pai de família batalhador.

Vai fazer falta o nosso ETERNO PRESIDENTE!

SAMUEL ARTHUR PRADO FOI UM ORGULHO,  TER ESTADO AO SEU LADO, DURANTE TODOS ESSES ANOS!

 

 

 

,

 

 

Compartilhar / Imprimir

Postado no dia 25/05/2022

CRECI BAHIA - 9ª REGIÃO

  • Rua Metódio Coelho, nº 71, Edf. Samuel Arthur Prado, Parque Bela Vista, Salvador/BA, CEP: 40.279-120
  • Funcionamento: Seg. a Sex. das 09h às 17h
  • (71)3444-1450
  • Atendimento Remoto (CLIQUE AQUI)
  • creciba@creciba.gov.br
  • CNPJ: 15.245.848/0001-58

Nossa Localização

Siga-nos nas Redes Sociais

Template desenvolvido por Natan Santos.